sexta-feira, 25 de abril de 2014

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS




Oração Conjunções adverbiais


Causal
- porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc. A cidade foi alagada porque o rio transbordou.

Condicional - se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc. Deixe um recado se você não me encontrar em casa

Conformativa - conforme, consoante, como, segundo, etc. Tudo ocorreu como estava previsto.

Consecutiva - que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc. A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

Comparativa - como, que, do que, etc. Ele tem estudado como um obstinado (estuda).

Concessiva - embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc. Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.

Final para que, a fim de que, que, porque, etc. Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.

Proporcional - à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc. Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar.

Temporal - quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, etc. Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário