terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

VERBO

VERBO


Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões: tempo, modo, pessoa e número. Além disso, o verbo expressa ação, estado. E não só isso. Pode expressar o resultado de uma ação: "Cláudio comprou um livro". Uma sensação: "Ele se apavorou". Um sentimento: "Eu não o invejo"; e muitas outras ideias, sempre com a possibilidade de referir-se a alguém ou a algo – o sujeito – e de situar-se no tempo passado, presente e futuro. O verbo também é essencial para a ação. Não existe oração sem verbo e, às vezes, basta o verbo para que a oração esteja completa:
Ganhei! Cheguei. Chove.

1.Estrutura do verbo

Uma forma verbal é constituída por:

Radical ou lexema: onde se concentra o significado do verbo
O radical é a parte e repetida em todas as formas, salvo em caso de verbos irregulares:

Cantei, cantaste, cantou

Desinência: indica o modo, o tempo, o número e a pessoa

Falássemos
-sse-: desinência modo-temporal (subjuntivo-pretérito imperfeito)
-mos: desinência número-pessoal (1ª pessoa do plural)

Vogal temática: além de permitir a ligação do radical com as desinências, indica a que conjugação o verbo pertence:

Falaste – a – 1ª conjugação (verbo falar);
Vendeste – e – 2ª conjugação ( verbo vender);
Partiste – i – 3ª conjugação (verbo partir).

Tempo

O tempo verbal indica o momento em que o processo verbal acontece: se é anterior, simultâneo ou posterior ao momento da fala .Essas possibilidades são expressas pelo:

Pretérito, que pode ser perfeito (ação iniciada e concretizada no passado), imperfeito (ação iniciada e não concretizada num dado momento) e mais-que-perfeito (ação iniciada e concretizada no passado anterior a outra também realizada e concretizada no passado);

Presente é indivisível;

Futuro, que pode ser do presente (ação certa) e do pretérito (ação provável dependente de outra).

Modo

Temos, na Língua Portuguesa, três modos verbais:

Indicativo: exprime, em geral, ideias objetivas e não dependentes de outra
Eu escreverei um livro.

Subjuntivo: exprime em geral ideias subjetivas, hipotéticas, fazendo sempre parte de uma oração subordinada.
Se eu fosse capaz, escreveria um livro.

Imperativo: exprime ordem, pedido, súplica
Escolha um livro!

Tais ideias, entretanto, não são tão rígidas, pois é possível

a) usar o indicativo em situações hipotéticas:
Se eu te pego colando, recolho tua prova!

b) usar o subjuntivo em situações reais:
Como estivesse de bermuda, não o deixaram entrar.

c) pedir ou mandar sem usar o imperativo. O futuro do pretérito sugere boas maneiras:
Motorista, poderia parar no próximo ponto?


Verbo Estudar...

Gerúndio: estudando
Particípio passado: estudado

INDICATIVO

Presente Pretérito perfeito Pretérito imperfeito
eu estudo eu estudei eu estudava
tu estudas tu estudaste tu estudavas
ele/ela estuda ele/ela estudou ele/ela estudava
nós estudamos nós estudamos nós estudávamos
vós estudais vós estudastes vós estudáveis
eles/elas estudam eles/elas estudaram eles/elas estudavam


Pret. mais-que-perfeito Futuro do presente Futuro do pretérito
eu estudara eu estudarei eu estudaria
tu estudaras tu estudarás tu estudarias
ele/ela estudara ele/ela estudará ele/ela estudaria
nós estudáramos nós estudaremos nós estudaríamos
vós estudáreis vós estudareis vós estudaríeis
eles/elas estudaram eles/elas estudarão eles/elas estudariam



CONJUNTIVO OU SUBJUNTIVO

Presente Pretérito imperfeito Futuro
que eu estude se eu estudasse quando eu estudar
que tu estudes se tu estudasses quando tu estudares
que ele/ela estude se ele/ela estudasse quando ele/ela estudar
que nós estudemos se nós estudássemos quando nós estudarmos
que vós estudeis se vós estudásseis quando vós estudardes
que eles/elas estudem se eles/elas estudassem quando eles/elas estudarem




IMPERATIVO

afirmativo negativo INFINITIVO PESSOAL
– – para estudar eu
estuda tu não estudes tu para estudares tu
estude você não estude você para estudar ele/ela
estudemos nós não estudemos nós para estudarmos nós
estudai vós não estudeis vós para estudardes vós
estudem vocês não estudem vocês para estudarem eles/elas


DIVIRTAM-SE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário