terça-feira, 30 de agosto de 2011

CURIOSIDADES!!!

VOCÊ SABIA?

O coração humano produz pressão suficiente para jorrar o sangue para fora do corpo a uma distância de 10 metros.

A pulga pode pular até 350 vezes o comprimento do próprio corpo. É como se um homem pulasse a distância de um campo de futebol.

O músculo mais forte do corpo é a língua.

Elefantes são os únicos animais que não conseguem pular.

As borboletas sentem o gosto com os pés.

O bagre tem mais de 27 000 papilas gustativas.

Alguns leões se acasalam até 50 vezes em um dia.

(Diogo Godoi)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O estudante III




Adelaide Carraro
BIOGRAFIA

Nasceu em Vinhedo, interior de São Paulo, em 30 de julho de 1936. Ficou órfã com mais onze irmãos, e passou a viver em um orfanato. No decorrer de sua vida publicou cerca de quarenta livros e seus maiores sucessos foram as obras publicadas pela Global Editora: O Estudante, O Estudante II, O Estudante III e Meu Professor, Meu Herói, que ultrapassam mais de trinta edições, sendo possível afirmar que mais de 2 milhões de livros foram vendidos. Adelaide Carraro nunca se casou, mas foi mãe adotiva de duas crianças. Morreu em janeiro de 1992. Pela Global Editora tem as seguintes obras: O Estudante, O Estudante II, O Estudante III e Meu Professor, Meu Herói.


O ESTUDANTE III
DESCRIÇÃO

"Nessa história, Rosana apaixona-se e pretende se casar. Mas um dia seu noivo descobre que ela é filha de uma negra (Zefa, a cozinheira da família Lopes Mascarenhas) e a deixa. Mais uma vez o racismo atrapalha a vida de Rosana, só que agora é ela que se descobre racista, expulsando Zefa de casa. Roberto descobre seu amor pela irmã de criação. Sendo o amor recíproco, eles se casam. Essa união parece que será feliz, até o dia em que Rosana tem uma filha negra e começa a rejeitá-la. Será Vítor - o garoto que Rosana havia conhecido na praça da Sé e ajudara a iniciar os estudos para ser padre - que convencerá Rosana de que a criança merece o amor da mãe, independentemente da cor de sua pele. É então que Rosana se sente arrependida e volta para a filha, além de trazer Zefa de volta.
Numa linguagem coloquial, o livro permite uma discussão sobre o racismo e sobre como se dá o desenvolvimento de uma personalidade, podendo ser trabalhadas as causas que levam as pessoas a agirem de determinadas maneiras e, portanto, a assumirem o controle do próprio destino.''


Fonte: GOOGLE

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

FIGURAS DE LINGUAGEM!!!

CATACRESE


"Figura de linguagem que consiste no emprego de palavras fora do seu signo real. No entanto, pelo uso frequente não se percebe que estão sendo utlizados em sentido figurado".

Exemplos:

* A menina quebrou o da mesa;
* Coloque dois dentes de alho no arroz;
* Quem quebrou o bico do bule?
* Aquela cabeça de cebola estava estragada.


IRONIA

Figura que consiste em utilizar um termo em sentido oposto ao original.

Ex: Seu desempenho nesse bimestre foi sensacional (reprovado em 7 matérias).

GRADAÇÃO


Consiste na apresentação de ideias em progresso crescente e descrescente.

Ex: Tudo na vida se constrói, transforma, destrói e passa.



HIPÉRBOLE

Consiste no exagero da expressão com a intenção de realçar, salientar uma ideia.

Ex: "Mas se ela chamar diz que eu vou
Correr sete léguas de amor
Beber sete litros de mar"
(Carlos Lyra e Chico Buarque)

(Fonte: Nicola José de, Ernani Terra. 1001 dúvidas de português - versão portátil/ São Paulo: Saraiva, 2006).


"FIQUE ATENTO AO USO DAS FIGURAS DE LINGUAGEM NO SEU COTIDIANO".

sábado, 13 de agosto de 2011

PAI!!!

Como É Grande Meu Amor Por Você
Roberto Carlos

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você
Nem mesmo o céu nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor nem mais bonito
Me desespero
A procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você
Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você


Meu Pai
Daniel
Composição: Tivas / José Victor

Não é porque ele é meu pai
Que eu escrevi esta canção
Fiz bem mais pela beleza
De um senhor com uma grandeza
Além da imaginação
Não é porque ele é meu pai
Que eu o exalto tanto assim
É que pela minha idade
Esse anjo de bondade
Ainda cuida bem de mim
Me aconselha a todo instante
Me dá carinho dá amor
Ele é um raro diamante
De indiscutível valor
É meu amigo do peito
Eu tenho orgulho de falar
Esse homem tão direito
Diplomado em respeito
É um exemplo em nosso lar
Não é porque ele é meu pai
Que eu escrevi esses versos
É que ele se sobressai
Entre os pais do universo
Queria ser mais que um poeta
Nessa rima que se encerra
E essa canção ser um troféu
Pois pra mim é Deus no céu
E o meu pai aqui na Terra.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

HOMOFOBIA

O que é a homofobia?

"Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.


O que é o heterossexismo?

O termo "heterossexismo" não é familiar para muitos porque é relativamente recente. Só há relativamente pouco tempo é que tem sido utilizado, juntamente com "sexismo" e "racismo", para nomear uma opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais. Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos.
Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. A heterossexualidade é tida como "natural", quer em termos de estar próxima do comportamento animal, quer em termos de ser algo inato, instintivo e que não necessita de ser ensinado ou aprendido.

Quando seres humanos dizem que algo é "natural", em oposição a um comportamento "adquirido" através de um processo de aprendizagem, geralmente querem dizer que não é possível desafiá-lo nem mudá-lo e que seria até mesmo perigoso tentar fazê-lo. No passado, dominava a ideia de que os homens eram "naturalmente" melhores nas ciências e no desporto e líderes natos, mas as mulheres tiveram a oportunidade de desafiar estas ideias e de mostrar o homem e a mulher numa perspectiva completamente diferente. Este desafio foi facilmente perpetuado assim que se começou a evidenciar que os homens são empurrados para posições de vantagem por uma sociedade que está estruturada para os beneficiar, um processo (a opressão das mulheres) mais tarde denominado de sexismo. Do mesmo modo, tem-se tornado evidente que a heterossexualidade, tal como a dita superioridade masculina, é tão natural, como adquirida. O facto de a maioria dos homens e mulheres a escolherem como a sua forma preferida de sexualidade tem por vezes mais a ver com persuasão, coerção e a ameaça de ostracização do que com a sua superioridade como forma de sexualidade.

O heterossexismo está institucionalizado nas nossas leis, orgãos de comunicação social, religiões e línguas. Tentativas de impôr a heterossexualidade como superior ou como única forma de sexualidade são uma violação dos direitos humanos, tal como o racismo e o sexismo, e devem ser desafiadas com igual determinação."

terça-feira, 9 de agosto de 2011

FIQUE POR DENTRO

Grafia de estrangeirismos!

Na grafia de palavras estrangeiras devemos obedecer às regras de grafia e acentuação do idioma originário do vocábulo estrangeiro. Sempre procurando marcá-lo através das aspas nos textos manúscritos ou datilografados e com destaque nos textos impressos. Assim, devemos grafar:

Habeas-corpus (latim)
Design (inglês)
Rush (inglês)
Slogan (inglês)
Layout (inglês)
Outdoor (inglês)
Revellion (francês)
Marketing (inglês)
Close-up (inglês)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Classes de Palavras

VARIÁVEIS

*Substantivo;
*Adjetivo;
*Artigo;
*Pronome;
*Verbo;
*Numeral;

INVARIÁVEIS

*Advérbio;
*Preposição;
*Conjunção;
*Interjeição;

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

Narrativos: Conto; fábula; notícia; reportagem; poesia; romance; anedota, etc.

Descritivos: Diário; biografia; autobiografia,etc.

Argumentativo: Artigo de opinião;

Preditivo: Hóroscopo; previsão do tempo, etc.

Injuntivo: Manual de instrução; Lista de compra; regras de trânsito, etc.

Exposição: Debate, seminário, etc.